Home » Sobre o Rotary Club Atibaia » O que é o Rotary?

O que é o Rotary?

Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 1,2 milhão de rotarianos pertence a mais de 31.000 Rotary Clubs em 168 nações. Rotary é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, fundada em 1905.

Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os Sócio fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL, optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios.

Rotary International é a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. O quadro social do RI não é composto de rotarianos e sim dos Rotary Clubs membros, que continuam desempenhando e cumprindo as obrigações impostas pelos documentos estatutários. Os propósitos do RI são incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

A sede mundial do Rotary fica na cidade de Evanston nos Estados Unidos. Lá, um Conselho Diretor, com uma estrutura parecida com a de um clube, também com mandato de um ano, emite diretrizes para os projetos de todos os clubes do mundo. Existem, atualmente, mais de 32.000 clubes de Rotary espalhados pelo mundo todo. Todos esses clubes estão agrupados em torno de DISTRITOS. Cada Distrito de Rotary possui uma estrutura parecida com a do clube, só que, em vez do principal mandatário ser chamado do Presidente, este é chamado de Governador do Distrito.

Existem, atualmente, cerca de 530 Distritos de Rotary no mundo todo.

O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas.